Objetivos

Avaliar e orientar as Estratégias de Educação, Informação e Comunicação produzidas pelo Ministério da Saúde no controle do vetor Aedes aegypti e as arboviroses dengue, zika e Chikungunya.

Objetivo geral:

Estimular o uso de evidências científicas nas ações de educação, informação e comunicação para a promoção da saúde, objetivando a avaliação das estratégias de comunicação do Ministério da Saúde voltadas ao controle do vetor Aedes aegypti e as arboviroses dengue, zika e chikungunya.

Objetivos específicos:

– Realizar revisão sistemática sobre a eficácia das estratégias atuais de comunicação como indutoras na adoção de hábitos de prevenção pela população.

– Elaborar proposta de utilização das estratégias de comunicação que apresentarem os melhores resultados na revisão sistemática.

– Realizar estudo piloto na zona leste do Distrito Federal (Jardim Botânico, Paranoá, Itapoã e São Sebastião); em seguida, o projeto piloto na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), expandindo para as demais regiões do país, compreendo Amazonas (AM), Ceará (CE), Paraíba (PB), Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ), Paraná (PR) e com a metodologia de comunicação que apresentar melhores resultados na revisão sistemática.

– Desenvolver a avaliação das estratégias de educação, informação e comunicação adotadas pelo Ministério da Saúde no controle do vetor Aedes aegypti e as arboviroses dengue, zika e chikungunya em diferentes regiões e estratos populacionais, com a metodologia de comunicação que apresentar melhores resultados na revisão sistemática em três munícipios de cada uma das cinco regiões do Brasil.

– Identificar práticas exitosas de gestão e uso do conhecimento da população no controle do vetor Aedes aegypti e as arboviroses dengue, zika e chikungunya.

Analisar modelos de recepção e mediação de mensagens visando a identificação de estratégias para publicização das atividades inerentes ao projeto e os processos de educação, informação e comunicação. 

Objetivo geral:

Desenvolver e implementar estratégias de comunicação para estimular o engajamento da sociedade no combate aos vetores.

Objetivos específicos:

– Realizar oficinas de produção de conteúdo, em pelo menos um município de cada uma das cinco regiões brasileiras, com maior incidência das arboviroses dengue, zika e chikungunya para tradução do conhecimento à população de risco, visando a sustentabilidade das campanhas e ações de educação, informação e comunicação, produzidas pelo Ministério da Saúde.

– Identificar práticas exitosas de gestão e uso do conhecimento da população no controle do vetor Aedes aegypti e as arboviroses dengue, zika e chikungunya.

Criar ambiente virtual para compartilhar experiências exitosas, práticas de educação e comunicação em saúde e os resultados do projeto junto aos gestores, profissionais, pesquisadores, estudantes e a população em geral.

Objetivos específicos:

– Desenvolver um ambiente virtual para compartilhamento de experiências e práticas em torno das atividades desenvolvidas pelo projeto, no âmbito das oficinas de produção de conteúdo.

– Implementar um repositório virtual do projeto ArboControl.

Realizar workshops com participação de especialistas nacionais e internacionais.